10 passos para se vestir no estilo Parisiense

Seguindo com as minhas buscas para definir melhor o meu estilo, tenho encontrado diversos conteúdos interessantes pela internet e um dos que me fascinam é sobre o estilo das Francesas ou French Style, como é mundialmente conhecido, que é um dos meus favoritos pela união da elegância e o conforto, e também, a presença dos meus acessórios e estampas favoritos!

Aprender sobre o estilo das Francesas é um excelente passo também para aqueles que buscam aderir a um estilo mais minimalista e/ou reduzir o consumo de roupas e acessórios desnecessários. E no post de hoje vou mostrar como se inspirar nele e montar looks no estilo Parisiense sem muito esforço e com peças que você tem em casa mesmo. 

As Parisienses são as que ganham mais destaque mundialmente nos looks de street style com muito estilo e autenticidade! E não à toa que elas sejam verdadeiros ícones de moda, pois não priorizam em suas escolhas peças que são tendência no momento, mas sim, itens atemporais e de qualidade, que servirão muito bem no seu guarda-roupa durante o ano inteiro e com os quais elas poderão montar diversos looks, dos mais básicos até os mais glamurosos sem muito esforço e sem estar comprando roupas o tempo inteiro. Isso é uma das coisas que mais me encanta no estilo das francesas, o fato das mulheres se vestirem de maneira chique e elegante, e ao mesmo tempo, parecerem que não fizeram muito para isso.

Leia também: Definindo o seu estilo pessoal: Como criar um armário cápsula.

1 – Escolha cores neutras.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 1

As Francesas priorizam peças clássicas e atemporais para compor suas produções, com modelagens e cores que nunca saem de moda, seguindo a linha do “menos é mais“! Então, elas sempre optam por tons neutros e que combinam com tudo em seus closets. Cores como preto, branco, cinza, tons terrosos e azul são perfeitas para isso. Com elas, dá para montar diversos looks com elegância, praticidade e muito estilo. Se você quer adicionar pitadas de cor, invista em acessórios coloridos para dar um up em meio ao visual mais clássico e monocromático.

Uma peça que não pode faltar no guarda-roupa de uma Parisiense é uma camisa branca básica e de qualidade (Ou uma preta, se preferir). Com ela, é possível montar diversos looks, dos mais despojados, com calça jeans, sapatilha e um trench coat por cima, até um look mais glamuroso com saia midi preta e salto para um jantar à noite! Com certeza você ter a peça em seu guarda-roupa e nem se deu conta das infinitas possibilidades que pode criar com ela, além do combo básico que usa para ir ao trabalho.

2 – Saiba equilibrar as proporções no seu look.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 2

Um dos pontos mais marcantes do estilo Francês é sem dúvidas a elegância aliada à simplicidade de suas composições! Para montar um look elegante, é preciso, antes de tudo, saber escolher as proporções adequadas de cada peça. Se a peça de baixo é curta, opte pela parte de cima mais folgadinha ou fechada; se a parte de cima é justa ou decotada, escolha a parte de baixo mais ampla para ter sempre equilíbrio. Exemplos:

  • Saia lápis com camisa soltinha com manga e gola;
  • Vestido com decote aberto e saia mais rodada;
  • Vestido tubinho com decote fechado e manga comprida;
  • Macacão com decote em V e calça comprida.

3 – Use sobreposições.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 3

Uma das coisas que as Francesas amam é sobreposições! Com o truque é possível aproveitar peças de estação mais quente, como vestidinhos de alça e usa-los com uma blusa ou camisa por baixo para montar uma produção para dias mais frios. Eu adoro fazer sobreposições, mesmo no verão, com uma t-shirt branca básica por baixo de uma vestidinho soltinho, ou como fiz na foto que é capa deste post, com uma camisa branca de cetim, que é bem fresquinha, e um vestido tubinho por cima. Ou ainda, uma camisa bem arrumadinha e um macaquinho, ao invés de calça.

Outra opção inteligente para usar sobreposições, é colocando várias camadas de roupas durante o inverno. Além de se aquecer para o frio, você ainda garante um look cheio de personalidade e  estilo. Escolha camisas básicas e peças sequinhas e coloque um trench coat por cima. Ou então, camisa, suéter, calça jeans, e uma jaqueta para finalizar.

4 – Aposte em boinas e chapéus.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 4

Um dos acessórios mais usados pela Parisienses é com certeza a boina, tanto é que um dos tipos mais usados no mundo inteiro é a famosa Boina Francesinha, que é o meu acessório favorito também, principalmente no inverno. Vale muito a pena investir em pontos de cor no seu look e os acessórios são uma boa opção para isso. Por isso, aposte em boinas de cores vibrantes, como o vermelho ou caramelo para dar um up nos looks clássicos e em tons neutros. Dois modelos muito usados na França são a Francesinha e também o quepe, que é aquele modelo de boina com aba. Aposte num quepe de veludo preto e uma francesinha vermelha para o inverno e não terá erro!

Dificilmente você encontrará uma Francesa sem algum acessório no cabelo, mesmo nas estações mais quentes do ano, e outro item que elas adoram são os chapéus! Aposte em modelos de palha com abas grandes e em tons clarinhos para usar com vestidos soltinhos na primavera/verão e modelos mais neutros como a famoso chapéu Fedora na cor preta para os looks de outono/inverno.

Outros acessórios como laços e bandanas no cabelo também são bastante usados pelas Francesas.

5 – Combine seus looks com sapatilhas delicadas ou sapatos baixos e confortáveis.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 5

O que as Parisienses mais priorizam em relação a estilo, é o conforto! De nada adianta sapatos glamurosos e com saltos altíssimos se você não se sente confortável com eles. Então, o que mais elas usam são sapatos baixos e confortáveis, mas nunca perdem a elegância por isso. Aposte em sapatilhas delicadas, mocassins ou tênis com vestidos soltinhos, ou até mesmo com produções mais elaboradas, como saia midi e camisa, calça de alfaiataria e blazer. Eu amo um look todo arrumadinho, e nos pés uma boa a confortável sapatilha. E é bem isso que as Francesas fazem!

Tenha em mente que você não precisa usar somente looks de trabalho ou festa com salto alto para estar arrumada! As Francesas tem consciência disso e não deixam nada a desejar nas suas escolhas!

6 – Escolha um lenço para incrementar o visual.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 6

Já escrevi um post aqui no blog especialmente sobre lenços, e nele, eu mostrei que foi justamente a moda Francesa que o propagou o uso da peça mundialmente, e isso não foi à toa! As mulheres na França não abrem mão de um lencinho no pescoço para dar um charme ao visual, nem mesmo nos dias mais quentes, e o item é um dos ícones que definem o seu estilo.

Aposte em combinações diferentes, como lenços na bolsa, na cintura, no chapéu e no pulso, e também as mais clássicas, no cabelo e em volta do pescoço para incrementar os looks básicos e com modelagem sequinha. Vale também usar a peça de maneiras diferentes no cabelo, além da tradicional, como bandana, e fazer rabo de cavalo ou coque e amarrar um lenço colorido para dar um charme. Ou ainda, prender o cabelo baixo na lateral e deixar o lenço caindo nos ombros. Isso é a cara das Francesas!

Leia também: 6 maneiras diferentes de usar lenço no look.

7 – Use batom vermelho sem medo.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 7

Uma das coisas que não faltam nas Francesas é a ousadia, tanto na hora de montar os seus looks, quanto na hora de se sentirem poderosas para o dia-a-dia mesmo. E não há nada melhor para empoderar um look básico do que um bom batom vermelho! E não precisa ser noite ou você estar indo para um jantar ou festa de gala para isso! Use a cor vermelha durante o dia mesmo, para ir ao trabalho, ao cinema, ou almoçar com as amigas. Não há camisa branca e calça jeans que não fique chique com o toque feminino e de estilo que o batom vermelho é capaz de proporcionar!

8 – Opte por estampas clássicas.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 8

As estampas favoritas das Francesas são com certeza poá e listras. E você não pode ter um armário no estilo Parisiense sem ter pelo menos uma peça de cada padronagem. Opte por cores neutras como o clássico preto e branco e você terá infinitas combinações arrumadinhas com diversas outros itens do seu armário bem no estilo Parisiense. Eu adoro um look com poá, batom vermelho e boina francesinha! É o meu favorito!!! ♥

Outra estampa que elas usam bastante é o xadrez. Padronagens como o xadrez Príncipe de Gales, Tartã e Gingham (o famoso xadrez vichy) são as mais referenciadas no estilo. Aposte em um blazer de xadrez Príncipe de Gales, que está super em alta no inverno, vestidos soltinhos e com comprimento mídi de xadrez Vichy para as estações mais quentes, e saia lápis de xadrez Tartã para usar com uma camisa branca básica, e com certeza não irá errar nos looks no estilo Parisiense.

9 – Aposte em óculos no estilo gatinho e bijus delicadas.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 9

Outra peça marcante do estilo das Parisienses são os óculos gatinho, que dão um ar meio vintage a qualquer look. Invista em armações clássicas nas cores preto ou branco. O branco é o meu favorito e combina com diversos outros itens do estilo! Além de que os óculos podem ser usados em quaisquer estações do ano.

Outro detalhe importante das Francesas é a simplicidade, que já mencionei no início do post. Elas escolhem sempre bijus delicadas e que não chamam muita atenção para compor os seus looks. Dependendo da ocasião, optam por um maxi colar glamuroso para se destacar num look básico, ou um brinco de argolas para um visual mais vintage, mas é só!

Escolha brincos pequenos, correntinhas e pulseiras delicadas. Vale usar várias correntes de tamanhos diferentes no pescoço, e até misturar materiais diferentes, como prata, dourado e cobre de uma só vez, o que está super em alta entre as fashionistas.

Leia mais: O formato de óculos ideal para cada tipo de rosto.

10 – Misture peças de estilos diferentes no mesmo look.

Como se vestir no estilo Parisiense_Passo 10

O que mais se vê em looks de street style das Francesas nas redes sociais são misturinhas de peças mais glamurosas e outras mais casuais, pois como eu disse no começo, elas priorizam o conforto em sues looks!

Misture peças com brilho ou de alfaiataria e outras mais básicas para criar um visual despojado e ao mesmo tempo elegante, típico das francesas! Exemplo: Blazer de xadrez usado com t-shirt básica, jeans e tênis ou mocassim; calça de alfaiataria com sapatilha; saia rodada com brilho combinada a uma t-shirt vintage e mocassim, bolsa de palha ou crochê num visual mais arrumadinho, etc.

O que acharam do Estilo Parisiense? Espero que tenham gostado do post! ˆˆ

Não esqueçam de seguir o blog para acompanhar os próximos posts e se cadastrar na nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão. E também, me seguir nas redes sociais. 🙂 Vocês encontram todas em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou no menu principal do blog!

Leiam mais posts relacionados na categoria Moda e Estilo aqui no blog!

Baixem também, gratuitamente, os nossos templates para planejamento inspirados no design do blog na categoria Downloads.

Follow my blog with Bloglovin

Um abraço!

minha assinatura digitalizada

 

 

 

Anúncios
Posted by:Maria Galvão

Eu criei o Blog Depois do Café para compartilhar assuntos relacionados à moda e estilo, decoração, fotografia, música, beleza, minhas coisas favoritas e muito mais! Amo usar o Pinterest para me inspirar, minha estampa favorita é poá e o estilo que eu acho o mais lindo é o Parisiense. Tenho duas gatinhas junto com o meu marido, e gosto muito de café.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s