Decorar um cantinho especial da casa é um exercício que eu sempre amei fazer, desde que fui morar sozinha em 2012! E é possível sim, ter uma mesa de home office linda e tumblr com poucos itens e num espaço pequeno! A minha mesinha atual é num espaço assim e é um dos meus cantinhos favoritos no nosso apartamento aqui no Texas!

Eu sei que em breve iremos nos mudar, mas não me aguento e não consigo ficar sem mudar uma coisinha aqui e ali. E há umas semanas atrás, mudei alguns detalhes da parede e também a organização dos objetos em cima da mesa. Na verdade, arranquei foi tudo que estava colado na parede e deixei somente uns corações que não consegui retirar sem arrancar o reboco! haha! Vou mostrar como ficou tudo, nas fotos abaixo. Mas a intenção deste post é listar algumas dicas legais para quem quer montar um cantinho especial e fofo e não dispõe de muito espaço.

Leiam também o post: Home office: meus itens favoritos de papelaria e decoração. Nele, vocês poderão ver como estava antes.

Como se organizar em pouco espaço…

1. Aproveite as paredes.

Se você não possui muito espaço e tem apenas uma mesinha pequena para trabalhar, o ideal é aproveitar ao máximo a vertical. Colar fotos e calendários de planejamento nas paredes ou até mesmo colocar prateleiras logo acima da mesa para acomodar a papelaria e pequenos objetos de decoração. Vale também usar um mural para pendurar lembretes e fotografias ou comprar uma luminária de parede para economizar o espaço usado na mesa. Vai ficar um amor!

Objetos na parede… Varal colorido de fotos | Calendário do blog.

5 dicas para aproveitar o espaço numa mesa de home office pequena

2. Deixe em cima da mesa apenas o essencial.

Essa é a parte difícil de quem, assim como eu, adora um monte de enfeites coloridos! Eu ainda deixo bastante coisa em cima da mesa, pois ainda não tenho outro local para guardar tudo! Mas vale muito a dica para quem dispões de algum espaço auxiliar, como um gaveteiro lateral ou prateleiras para organizar a papelaria e pequenos objetos de decoração.

Se você possui muitos objetos, vale fazer um checklist do que realmente usa no dia-a-dia, como por exemplo, notebook ou computador, porta-lápis com canetas, lápis, borracha e régua, seu planner de anotações diárias, e a luminária, que é importante durante a noite, e deixar apenas esses itens em cima da mesa.

Caso use algum outro item, guarde-o logo em seguida no móvel complementar para manter a organização da mesa. Você pode também colocar um vasinho de flores fininho e delicado ou algum objeto fofo na lateral para dar um charme, e ainda fazer colagens na parede, e pronto! Vai ficar lindo com bem pouca coisa!

Objetos na minha mesa… Luminária | Notebook | Calendário fofo diário | Livros na fila de leitura | Canecas fofas | Cestos em cobre com os itens de papelaria mais usados | Instax mini e bolsinha de poá para decorar.

Decoração em uma mesa de home office pequena

3. Use pequenos cestos e/ou gaveteiro de mesa para guardar os itens de papelaria.

É importante ter algo para armazenar os pequenos objetos de papelaria mais usados que ficarão em cima da mesa, como porta-lápis, canecas, cestos, caixinhas decorativas ou um gaveteiro de mesa, que são muito úteis para deixar tudo à mostra e bem fácil de usar, e ao mesmo tempo organizado e ainda decorar o espaço, que é limitado.

Modelos de Grocery List e Meal Plan inspirados no design do blog

Baixe os nossos modelos fofos de Meal Plan e Grocery List para se organizar melhor em casa aqui.

4. Opte por um notebook ao invés de computador.

Essa é a dica mais importante de todas! Optando por notebook, você deve perceber que o espaço tomado pela máquina será muito menor do que se você estivesse usando um computador completo com monitor, teclado, mouse, gabinete, caixas de som e um monte de coisas mais! Além do notebook ser mais eficiente quando for preciso levar para outro lugar, cabendo fácil na bolsa.

Há anos eu não uso mais computador em casa e foi uma das melhores escolhas que eu fiz! E com ele eu posso fazer tudo o que preciso do mesmo jeito! Vale ainda abrir mão de usar o mouse para poupar também o espaço na lateral que seria ocupado pelo objeto. Ou ainda, fazer como eu fiz, optando por um mouse sem fio!

Decorar mesa de home office pequena

5. Escolha objetos multifuncionais e que ocupem pouco espaço.

E por fim, outra dica importante! Escolha objetos multifuncionais para deixar na mesa, como por exemplo, as minhas canecas que servem para organizar canetas e lápis, apóiam alguns livros, fazendo as vezes de aparador, e ainda decoram o espaço! Tem também minha bolsinha de cerâmica linda que eu adoro e deixo ela agora na mesa. Eu posso fazê-la de vaso colocando uma flores delicadas para enfeitar, ou ainda, colocar canetas e pequenos objetos dentro!

Multifuncionais ou não, é importante escolher objetos pequenos nestes casos. Não adianta colocar um vaso grande ou gaveteiros e luminárias largas, se não há muito espaço para isso. A mesa só vai ficar lotada e você não conseguirá usufruir dela com eficiência para o seu trabalho ou estudo!

Objetos pequenos de decoração para deixar na mesa

A cara da Bia ficou ótima nessa última foto! hahah! Então, o que acharam das dicas? Espero que elas sejam úteis para quem estiver lendo!

No meu Pinterest tem a seguinte pasta chamada Decoração/Inspirações com várias subpastas separando as imagens por cômodo da casa e tem uma todinha para home office com muitas inspirações lindas e bem clean para pequenos espaços também. Deem uma olhada por lá para se inspirarem mais!

Não esqueçam de seguir o blog para acompanhar os próximos posts e se cadastrar na nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão. E também, me seguir nas redes sociais. 🙂 Vocês encontram todas em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou no menu principal do blog!

Leia mais posts relacionados na categoria Home decor aqui no blog!

Baixe também, gratuitamente, o nosso calendário de parede super fofo e inspirado no design do blog aqui nesse post.

Follow my blog with Bloglovin

Um abraço!

minha assinatura digitalizada

 

Anúncios
Posted by:Maria Galvão

Eu criei o Blog Depois do Café porque adoro assuntos relacionados à moda, decoração, fotografia, papelaria, música e coisas fofas do cotidiano. Amo usar o Pinterest, minha estampa favorita é poá e o estilo que acho o mais lindo é o Parisiense. Tenho duas gatinhas junto com o meu marido, e também gosto muito de café.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s