Eu tenho gostado bastante de usar lenços neste verão! Com estampas fofas de poá, gatinhos e até teclas de piano, eles tem acompanhado vários dos meus looks, dando todo um charme à produção. E no post de hoje, vou mostrar 6 maneiras diferentes de usar um dos acessórios mais democráticos no seu look, e também, os meus looks usando a peça, como inspiração!

Um pouco da história…

O lenço é uma peça de moda muito antiga e foi ele que deu origem aos demais acessórios, como cachecóis, echarpes e gravatas. Surgiu há séculos atrás na antiga Roma e era apenas um pedaço de pano de linho, chamado de “sudário”, utilizado para limpar o suor do rosto e do pescoço. Com o passar dos anos, passou também a ser usado em volta do pescoço e atado ao cinto. E logo, as mulheres Romanas aderiram à moda, assim como os Egípcios, Franceses, Chineses e Croatas.

No século 18, Espanholas e Portuguesas começaram a usar lenços amarrados na cabeça e logo a moda chegou ao Brasil, com as embarcações que vieram da Europa após a chegada da família real Portuguesa. No entanto, naquela época, o acessório era mais utilizado para evitar a propagação de piolhos ao invés de item de moda.

A moda Francesa sempre foi uma precursora de diversas tendências mundiais! Os Franceses utilizavam tecidos bem coloridos em volta do pescoço e que demostravam a inclinação política dos homens, dependendo da cor que usava. Foi daí que surgiram as gravatas. E as mulheres Francesas continuaram ao longo dos anos usando lenços de tecidos mais leves e em volta do pescoço.

Foi aí que surgiu a Hermès, uma marca Francesa que se consagrou mundialmente como uma grife de lenços quadrados, estampados e de seda, fazendo com que o uso do acessório se tornasse fortemente popular pelo mundo no século 19. E em seguida, várias outras marcas também aderiram ao sucesso, como a Chanel.

Os lenços se tornaram, então um acessório clássico, sinônimo de elegância e foi daí que começaram a fabricar também os cachecóis, xales, echarpes e afins.

Meus looks com lenço…

As possibilidades são infinitas para você aderir ao acessório mais democrático de todos: O lenço! Eu amo usar lencinhos estampados durante o verão e primavera e também, echarpes de tecido leve no clima mais ameno e cachecol quentinho no inverno. Mesmo no frio, você ainda pode incrementar o look com um lenço fininho e delicado no cabelo ou amarrado na bolsa. Não importa a estação do ano, sempre vai ter alguma variação da peça que você poderá usar para compor uma produção diferente. Vejam abaixo:

1. No pescoço.

Lenço vermelho no pescoço

Amarrar o lenço no pescoço é o jeito mais clássico de se usar o acessório e deixa o visual bem despojado e ao mesmo tempo elegante. Eu, geralmente, gosto de usar com uma peça mais sequinha e sem muitos detalhes na parte de cima, como essa blusinha de cetim branca, que é básica, ou o vestidinho de poá delicado e com decote reto. Assim, o destaque fica para o acessório, que pode ser estampado e num tecido bem leve, apenas para dar um charme! Vale ainda colocar várias correntinhas de tamanhos diferentes para deixar o visual ainda mais cool. E você pode testar maneiras diferentes de amarra-lo em volta do pescoço. Nas duas primeiras fotos acima, eu usei o lenço de maneira tradicional, dando apenas uma volta bem próxima ao pescoço e dois nós. Na terceira foto, como o modelo de poá era mais comprido, amarrei ele mais embaixo, tipo escoteiro. Eu achei uma graça do segundo jeito!  ˆˆ

2. No cabelo.

Lenço no cabelo_como bandana

Usar o lenço como bandana no cabelo é um dos jeitos mais usados, e também o meu favorito! Se eu não coloco alguma coisa nos cabelos, parece que está faltando algo! Existem diversas formas de usa-lo assim, e você também pode apostar em modelos de lenços maiores, deixando o nó para baixo e as pontas caídas nos ombros, ou ainda usar como turbante. Não importa o tamanhos dos seus cabelos, pois mesmo nos bem curtinhos, eles ficarão lindos e darão um toque bem feminino e romântico ao look! E vale ainda apostar em penteados, como coque, rabo de cavalo, tranças e usar o lenço para dar um charme. Eu amo usar modelos mais curtinhos e deixar as pontinhas para cima. Acho que fica bem menininha e combina com o estilo dos looks que eu gosto de usar.

3. Na bolsa.

Lenço de poá amarrado na bolsa

Amarrar o lenço na bolsa é uma ótima alternativa quando queremos usar outra coisa nos cabelos e nossa roupa já possui bastante detalhes na parte de cima, tornando inviável o uso do lenço. Eu também adoro usar um lencinho amarrado na alça da bolsa, principalmente quando o look é num tom bem clarinho ou só em preto e branco. Assim, o lenço fica bem destacado em toda a composição dando um ar fashionista à produção. Vale escolher modelos que conversem com alguma peça do seu look ou com a bolsa.

4. No chapéu.

Look do dia

Amarrar o lenço no chapéu é uma maneira bem diferente e que eu adorei usar! Serve para aqueles dias quentes noa quais não dá para abrir mão de um bom e velho chapéu para se proteger do sol, ou para deixar o look praiano com maiô ou biquini ainda mais estiloso e cool. Esse chapéu que estou usando nas fotos acima já veio com o lencinho estampado vermelho, mas nada impede que eu o retire e coloque outros da minha coleção e você pode fazer o mesmo em qualquer chapéu que tenha aba.

5. Na cintura.

Lenço amarrado na cintura

Colocar o lenço na cintura também é outra maneira criativa e dá um toque a mais em qualquer look, principalmente os mais básicos. Sabe aquele dia que você só colocou uma camiseta branca básica e um jeans? Pronto! É só colocar um lenço estampado que se destaque na cintura e a produção mudará completamente, passando de algo sem graça para uma composição charmosa e versátil! E existem várias formas de usa-lo assim. Se o lenço for grande, você passa-lo por todo o cós do short, saia, calça e até vestido, fazendo as vezes de cinto. Se o modelo de lenço for pequeno, basta amarra-lo numa parte, como eu fiz nas fotos. Eu achei bem lindinho e super combinou com o meu look. Vale investir em modelos coloridos e que se destaquem em relação as outras peças do look.

6. No pulso.

Flat lay_enço amarrado no pulso

Usar o lenço como pulseira é umas das maneiras mais diferentes e criativas de usar a peça e que usei pouco ainda, mas quero muito investir mais. A ideia é escolher um modelo de tamanho pequeno e tecido fininho e dar duas voltas com o lenço no pulso e finalizar com um nozinho. Vale também investir em outros acessórios juntos como pulseiras fininhas e/ou um relógio estiloso e colorido e anéis na mesma mão para deixar a produção completa e bem fashionista. Eu acho lindo com pulseiras nos dois braços também ou dois lenços, um em cada pulso. Você pode ainda, colocar no(s) braço(s), acima do(s) cotovelo(s), se estiver usando uma blusinha sem mangas, por exemplo.

Espero que tenham gostado das dicas e que as inspirações sejam úteis para quem estiver lendo! ♥No meu Pinterest, criei uma pasta chamada “Looks/Tendências“, e nela tem várias subpastas separadas por tema, e essa aqui está recheada de ideias lindas de looks com lenço. Deem uma olhada por lá para se inspirarem mais!

Não esqueçam de seguir o blog para acompanhar os próximos posts e se cadastrar na nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão. E também, me seguir nas redes sociais. 🙂 Vocês encontram todas em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou no menu principal do blog!

Leiam mais posts relacionados na categoria Moda e Estilo aqui no blog!

Baixem também, gratuitamente, nosso calendário de parede e nossos modelos de ‘Grocery List’ e ‘Meal Plan’, ambos inspirados no design do blog na categoria Downloads.

Follow my blog with Bloglovin

Um abraço!

minha assinatura digitalizada

 

Anúncios
Posted by:Maria Galvão

Eu criei o Blog Depois do Café porque adoro assuntos relacionados à moda, decoração, fotografia, papelaria, música e coisas fofas do cotidiano. Amo usar o Pinterest, minha estampa favorita é poá e o estilo que acho o mais lindo é o Parisiense. Tenho duas gatinhas junto com o meu marido, e também gosto muito de café.

4 respostas para ‘6 maneiras diferentes de usar lenço no look.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s