Bia

Há tempos eu queria escrever sobre esse tema aqui no blog, para ajudar quem também tem gatinhos em casa, assim como eu, a deixar o ambiente limpo, organizado e mais agradável para seu o bichinho e todos que vivem no local. E depois de passar uma semana inteira sem publicações, como eu expliquei lá no meu Instagram, nada melhor do que recomeçar uma nova com dicas e inspirações!

Bom, o meu marido é que sempre criou gatos e tem duas gatinhas que ele cuida desde que elas eram pequenas, a Babi e a Bia. Eu só passei a conviver com elas após o nosso casamento em novembro do ano passado. vejam mais fotos delas lá no meu perfil @mrsmariagalvao, nas hastags #biamaraviosa e #babipeligosa. ˆˆ

Quem tem gatos, principalmente se for mais de um, sabe o trabalho que dá para manter a casa sempre limpa por conta dos pêlos que eles soltam, e também da caixinha de areia. Mas hoje, vou compartilhar dicas valiosas que eu aprendi nesses últimos meses e tem dado certo na minha rotina de organização. Vamos lá:

1. Estabeleça locais adequados para as coisas que seus gatos usam no dia-a-dia.

Isso implica em escolher locais apropriados para os itens que seu animalzinho usa diariamente. Assim, você mantém a organização dos cômodos, garante a tranquilidade dos seus bichinhos e ainda não atrapalha as atividades das outras pessoas na casa. Por exemplo:

a. Manter os potes de comida e água num cantinho na cozinha;

b. Colocar a caixa de areia na área de serviço ou banheiro;

c. Deixar a caminha (caso tenham) no quarto. O até mesmo na sala, dependendo de onde eles gostam de dormir;

d. Guardar as roupinhas, coleiras, toalhas e objetos de higiene do seu bichinho todos num só lugar, como o armário do banheiro.

Ou seja, as coisas deles devem ter seus lugares específicos dentro da casa, assim como as suas tem.

Nós fazemos assim aqui em casa, já que moramos atualmente em um apartamento, mas temos dois banheiros. Colocamos as caixinhas de areia delas no banheiro social, que praticamente não usamos, então, não nos atrapalha em nada no dia-a-dia. E os potinhos de água ficam próximos a entrada do nosso quarto porque achamos que ficam mais pertinho delas durante a noite, porque elas ficam no quarto conosco. Mas você pode preferir colocar na cozinha ou onde for melhor para eles e para a circulação de todos. Uns vestidinhos ficam num espaço no nosso closet ainda. As toalhas e produtos de higiene e banho ficam no armário do banheiro. Mas quando nos mudarmos para a casa, em breve, que é maior, organizarei tudo num só lugar!

Gatos em casa_Bia com flores

2. Mantenha a limpeza regular dos objetos do seu gato e o mantenha limpinho também.

Eu, particularmente, recomendo limpar e trocar a areia da caixa uma vez por semana. E lavar os potes de comida todos os dias. Nossas gatas comem sempre patê, então trocamos a comida delas duas vezes por dia e em cada troca, lavamos os potes com água e sabão. Os de água, eu tenho trocado a cada dois dias.

Sempre passo também um papel toalha com álcool no local do chão onde ficam os potes, pois elas sempre derrubam restinhos que podem atrair formigas e/ou outros insetos se não limparmos.

Não é recomendado dar banho com frequência em gatos e alguns especialistas sugerem apenas de 5 a 6 meses. No entanto, é importante mante-los limpos, e dar um banho de vez em quando, caso eles costumem andar na rua e voltem muito sujos, ou em alguma outra situação, evitando ter odores desagradáveis no seu bichinho e pela casa. Caso contrário, não há necessidade, pois a língua do felino possui filamentos que funcionam como uma escova e por instinto, eles mesmos fazem sua higiene diária. Suas lambidas no próprio pêlo são como um banho.

Nossas gatas não andam na rua e estão sempre limpinhas e cheirosas, então isso não é um problema aqui!

gatos em casa_Bia na mesa

3. Compre rolos adesivos para retirar os pêlos da casa.

Existem no mercado rolos adesivos que retiram os pêlos que ficam grudados nos sofás, nas roupas de cama e até nas suas roupas. Nós compramos uns bem baratinhos no site da amazon.com, mas eles são vendidos em qualquer supermercado e são a melhor coisa que investimos na vida! Nós compramos esse aqui, e recomendo passar nos sofás e roupas de cama no mínimo a cada dois dias. Uma luva de borracha também ajuda a retirar os pêlos que ficam grudados nos locais.

Eu, particularmente, tenho passado o rolo adesivo quase todos os dias, pois é uma atividade rápida, se você não deixar acumular. Mas se eu fico muitos dias sem usar, já fica tudo cheio de pêlo e demora mais para retirar. Os pelinhos das nossas gatas são clarinhos e nosso sofá da sala é escuro (por enquanto), então já viu né!? Fica um mar de pêlos! haha! -.-

Composição de quadros na sala

4. Use uma escova específica para retirar os pêlos que ficam soltos no seu bichinho.

Existem no mercado escovinhas específicas para “pentear” pêlo de gato após o banho, e que são também muito úteis para retirar os pêlos que ficam soltos no corpo do seu bichinho, e que provavelmente, ficariam se espalhando pela casa. Principalmente, se ele tiver a pelagem muito longa, que cai muito. Nós compramos essa aqui, e recomendo passar uma vez por semana, no mínimo, ou quando achar necessário.

Não precisa dar banho no gato para usar a escova, pode passar com os pelinhos secos mesmo e depois, é só ir retirando da escova, colocar num saquinho e pôr no lixo. Isso reduzirá bastante a quantidade de pêlos espalhados pela casa.

Babi fofinha

5. Use mantas ou capas para proteger os sofás.

Uma dica muito importante, se você quer conservar mais os seus móveis, é usar manta ou capa por cima dos sofás e/ou poltronas. Dessa forma, além de evitar que seu gato rasgue diretamente o tecido com as unhas, você pode apenas retirar os pêlos uma vez por semana e colocar para lavar, deixando seu sofá por baixo ainda limpinho.

Eu não gosto muito de capas, e mantas só se forem menores, mais para dar um charme na sala. Então, eles deitam direto no sofá mesmo e eu retiro os pêlos como expliquei no item 3.

Gatos em casa_Babi

6. Procure a aceitação.

Independentemente das dicas e não importa o que faça, é preciso ter consciência de que o ambiente nunca ficará completamente limpo, como ficaria se você não tivesse animal em casa. A não ser que você não faça absolutamente mais nada na vida a não ser limpar, limpar e limpar… e limpar… e limpar…

Portanto, é extremamente importante procurar a aceitação! Aceitar que seu bichinho também tem o espaço dele, que ele irá sujar vez ou outra o seu sofá, sua roupa de cama, o chão, mas que isso é muito pequeno em comparação ao amor, o carinho e a alegria que eles trazem para nós, e que a casa nunca seria a mesma sem eles ao nosso lado. E que eles ainda vão reinar muito o dia inteiro e sujar tudo outra vez! hahah.

Gatos em casa_Como manter o ambiente limpo

Espero que tenham gostado do post e que as dicas sejam úteis para quem estiver lendo!

Não esqueçam de seguir o blog para acompanhar os próximos posts e se cadastrar na nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão. E também, me seguir nas redes sociais. 🙂 Vocês encontram todas em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou no menu principal do blog!

Leia mais posts relacionados na categoria Home decor aqui no blog!

Baixe também, gratuitamente, o nosso calendário de parede super fofo e inspirado no design do blog aqui nesse post.

Follow my blog with Bloglovin

Um abraço!

minha assinatura digitalizada

 

Anúncios
Posted by:Maria Galvão

Sou criadora do Depois do Café, um blog sobre moda, decoração e lifestyle! Adoro assuntos relacionados à moda, decoração, fotografia, papelaria, música e coisas fofas do cotidiano. Amo usar o Pinterest, minha estampa favorita é poá e o estilo que acho o mais lindo de todos é o Parisiense. Tenho junto com o meu marido, duas gatinhas, e também gosto muito de café.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s