Cuidados com os meus cabelos acobreados

Eu já mencionei aqui nesse post que pinto meu cabelo de ruivo acobreado há três anos, e hoje vou mostrar para vocês alguns cuidados que eu julgo essenciais e que tenho tomado diariamente para tratar os meus fios tingidos e sempre obtenho bons resultados com eles!

Lembrando que não sou profissional no assunto, apenas estou compartilhando dicas que tenho usado para cuidar dos meus cabelos e elas tem funcionado bem durante esses anos e meu cabelo nunca ficou ressecado ou estragou por conta das colorações.

Mas cada cabelo é diferente do outro e o que funciona bem para o meu pode não agir da mesma maneira em outra pessoa e é preciso ter consciência disso ao ler este e os inúmeros outros posts com dicas de produtos espalhados pela internet. Mas de modo geral, alguns cuidados simples que irei falar aqui dão bons resultados sim, e fico feliz em falar de beleza aqui no blog também! Bom, vamos lá…

7 cuidados essenciais com meus cabelos tingidos

1. Usar produtos específicos para cabelos tingidos.

A primeira delas é a que acho mais importante de todas! Usar no mínimo, shampoo e condicionador para tratar dos cabelos tingidos! E no mercado o que não faltam são produtos específicos para isso, inclusive bem acessíveis em supermercados e que não deixam em nada a desejar!

Eu uso a linha da L’oréal Paris Elvive Color Vibrancy Intensive há muito tempo e é a melhor que já usei. Já tentei outras marcas e até mais caras e especializadas em fios coloridos quando cheguei aqui nos Estados Unidos, mas eu senti que não agiram muito bem nos meus cabelos, deixando-os secos, então voltei a usar as da L’oreal e logo notei a diferença outra vez. Meu cabelo fica sempre macio, bem hidratado e não fica poroso, o que geralmente ocorre após uma coloração. Sem falar do cheirinho dos produtos que é muito bom!

Essa linha tem preços bem acessíveis e eu encontrava nos supermercados no Brasil e aqui também. Eles tem anti-oxidantes e ceramidas que protegem a cor por até 60 dias e reparam os fios e eu uso a linha completa agora: Shampoo, condicionador, hidratações, leave-in e serum… tudo da L’oréal.

2. Fazer cronograma capilar e hidratar os fios uma vez por semana.

Eu passei um tempo pesquisando bastante logo quando vim morar aqui para tentar encontrar bons produtos para usar, já que eu não encontraria iguais aos que estava usando no Brasil, como perfume e desodorante (que me dá alergia se não for hipoalergênico e sem perfume), e passei e ler mais sobre cabelos também, e decidi voltar com tudo a fazer meu cronograma capilar certinho e semanalmente, como eu fazia antes e havia deixado de lado há meses.

Aqui no Texas o clima é tão seco que você pode passar a semana inteirinha sem lavar os cabelos e pode ter certeza que eles não ficaram com aparência de sujos e oleosos! hahahah! Então, se você não cuidar direito dos cabelos e também da pele, eles ficarão ressecados. Daí, você sente a importância de hidratar bem os fios! E hidratar é um passo muito importante e necessário, independentemente do lugar que você more!

Então, voltei a usar três tipos diferentes de máscaras capilares: Uma para hidratação, uma para nutrição e outra para reconstrução e gosto de usar sempre uma delas, de acordo com o meu cronograma, uma vez por semana. E sim, hidrato os meus cabelos toda semana, geralmente às sextas-feiras. Tem pessoas, até profissionais, que indicam a hidratação a cada 15 dias, mas eu sinto que meu cabelo fica um pouco ressecado se eu fizer isso. Toda semana funciona muito bem para mim e mantenho isso sempre!

Quando você coloro os fios, logo após o processo, é importante repor os nutrientes e a água que ele perde durante a tintura, principalmente se você os descoloriu, o que não é o meu caso, pois eu aplico apenas a coloração. Isso se dá por meio de uma boa hidratação e nutrição.

Além dessa reposição, é preciso também reconstruir os fios que sofrem uma agressão no processo, podendo ficar danificados. Para isso, se faz necessária a reconstrução. É para isso que serve o cronograma capilar, para você escolher os produtos que tenham os nutrientes certos e devolver aos fios tudo o que ele precisa.

Para reconstrução, é recomendado escolher produtos que contenham Queratina, proteína que é perdida quando se faz qualquer agressão aos fios, até com o calor excessivo como no uso de secadores e chapinha, fazendo com ele perca camadas e fique quebradiço e poroso.

Tive dificuldades em encontrar aqui produtos específicos para cada uma das etapas do cronograma capilar. No Brasil, eu usava as hidratações da Monange, que eu adorava e especificavam na embalagem para que serviam. Mas aqui, os produtos não definem exatamente se servem apenas para hidratar, reparar ou nutrir e muitos agem para mais de uma função, o que é ótimo!

Então, fiz minhas escolhas baseadas no que achei que estaria mais adequado e que meu cabelo precisaria. E tenho usado os seguintes produtos e toda semana escolho um deles de acordo com o que percebo que meu cabelo está precisando… se é mais hidratação, reparação ou nutrição. E no mês seguinte, os repito na mesma ordem.

Semana 1: TRESemmé Keratin Smooth – Deep Smoothing Mask with Marula Oil (em sachê);

Semana 2: L’oréal Paris Elvive Color Vibrancy – Repair & Protect Balm + Hask Monoi Coconut Oil (Misturo umas gotinhas dos óleos da Hask na máscara.);

Semana 3: Matcha Green Tea & Wild Apple Blossom – Nutriente Rich + Hask Keratin Protein Oil;

Semana 4: L’oréal Paris Elvive Total Repair 5 – Damage-Erasing Balm + Hask Argan Oil.

3. Usar um bom finalizador sempre que lavar e/ou secar os cabelos.

Outra coisa que não deixo de fazer sempre que lavo os cabelos é passar um leave-in com ele molhado ainda, logo após lavar com o shampoo, condicionador e passar a máscara capilar. Eu, particularmente não gosto de usar creme para pentear, tenho usado apenas o leave-in e tenho gostado do resultado!

Também não tenho usado reparador de pontas ultimamente, pois comprei recentemente um serum em óleo que atua também contra o frizz e tenho achado o uso dele suficiente, juntamente com o óleo de côco, que falarei já já. Se não, meu cabelo fica muito oleoso. Mas também é recomendado usar reparador de pontas a base de água nas pontinhas dos cabelos todos os dias para controlar o frizz e mantê-las bonitas e saudáveis até o próximo corte juntamente com o finalizador de sua escolha, que pode ser um creme para pentear, óleo capilar, leite para pentear… você escolhe, dependendo do resultado que quer para o seu cabelo.

Se você escolher o serum ou algum outra óleo, é importante também prestar atenção à quantidade usada para não haver excessos, pois eles também podem danificar os cabelos se usados em grandes quantidades. Uma porção equivalente a uma moeda do leave-in em creme ou uma gota de serum/óleo espalhada por todo o cabelo para mim já é suficiente.

Escolhi atualmente os seguintes produtos, também da L’oréal Paris:

Lóreal Paris Smooth Intense – Ultimate Straight Perfecting Balm Leave-in (Que ao que parece foi descontinuado, mas ainda tenho um em casa);

Lóreal Paris Elvive Smooth Intense Frizz Taming Serum – Kera-Oleo Leave-in.

4. Borrifar Bepantol em spray todas as manhãs.

Sim! Eu uso Bepantol em spray nos meus cabelos sempre que acordo para dar uma revitalizada e hidratar os fios. Bepantol é um produto mágico que melhora tudo na vida e eu amo demais esse produto! Não sei como viverei sem ele, pois ainda tenho um que trouxe do Brasil, mas já está no finzinho. hahaha.

Eles tem geralmente versões em creme para passar na pele, em bastão para os lábios e também em líquido, como em spray para os cabelos. Não são oleosos e ajudam a devolver a hidratação necessária para os fios que muitas vezes é perdida pelas agressões do dia-a-dia. Mesmo que você não pinte nem tenha nenhuma química no cabelo, recomendo muito usar Bepantol ou misturado nas suas hidratações ou borrifado direto no cabelo, seco ou molhado, e diariamente!

5. Passar óleo de côco diariamente durante as noites.

Mesmo durante a noite, acho bom colocarmos algo no cabelo para agir enquanto dormimos! E tenho gostado bastante de passar óleo de côco nos fios e fazer um coque bem alto para ir dormir, e no dia seguinte os fios acordam hidratados, com brilho e com uns cachinhos mais definidos! Eu amo esse efeito e escolhi este óleo que comprei na farmácia aqui perto de casa:

Shea Moisture Daily Hydration Finishing Oil Serum with Coconut Milk & Acacia Senegal.

Deve-se atentar para a quantidade que também deve ser pequena e também não passar o óleo muito próximo à raiz.

6. Deixar o cabelo secar naturalmente.

Esse é um cuidado que eu sei que nem sempre conseguimos devido à correria do dia-a-dia. Mas mesmo quando eu trabalhava todos os dias fora, eu procurava lavar os meus cabelos no fim da tarde quando eu chegava mais cedo, à noite ou nos finais de semana, em horários que eu sabia que ia ficar em casa e daria tempo deles secarem naturalmente. E é isso que eu mais recomendo se você quer ter cabelos mais saudáveis e coloridos, pois não tem coisa melhor do que deixa-los secar naturalmente!!!

A diferença para mim é bem nítida de quando eu passava chapinha nos fios quase todos os dias e de agora, que nem passo chapinha nem secador praticamente o mês inteiro. Só quando tem alguma festa ou algo que quero deixa-lo mais arrumado, mas isso é uma vez ou outra!

Se você realmente não tem tempo de deixa-lo secar naturalmente e não gosta de sair com os cabelos molhados, eu recomendo, pelo menos, que seque com uma temperatura mais amena e não se esqueça de passar sempre um leave-in com proteção térmica antes do secador, chapinha ou babyliss.

7. Aparar as pontas a cada dois meses.

Essa é outra dica que muitas pessoas nem ligam, mas que fazem uma enorme diferença para mim! É muito importante manter sempre as pontas dos cabelos saudáveis, pois não há nada pior do que um cabelo cheio de pontas duplas. E mesmo usando produtos para isso, às vezes, as agressões naturais do nosso cotidiano, como o clima quente, poluição, piscina, penteados com o cabelo preso, tudo isso vai danificando as pontas dos fios e é preciso manter o corte em dia, retocando as pontinhas pelo menos a cada dois meses, principalmente se seu cabelo cresce rápido, ficando logo sem corte.

Assim, o cabelo fica sempre leve, com corte e você não sente os fios pesados e não ficam embaraçando sempre que vamos penteá-lo. Eu sempre retoco o corte no salão, nunca faço em casa! Como já cuido muito dele totalmente em casa, ir ao salão a cada dois meses retocar a coloração e o corte, na minha opinião, são boas opções e não dão muito gasto! Além disso, os produtos que eu uso não são caros.

Resumo do passso a passo:

Então, eu lavo meus cabelos sempre com shampoo e condicionador e uso uma máscara + óleo capilar misturado uma vez por semana. Logo após a lavagem, tiro o excesso de água com a toalha, passo o leave-in, penteio normalmente, borrifo um pouquinho de Bepantol e espalho com as mãos e deixo ele secar um pouco.

Quando os fios estão apenas úmidos, faço um coque e deixo preso por bastante tempo, e vou fazer outras coisas em casa. E quando eu solto, ele fica bem bonito e com ondinhas definidas. E eu não passo mais o pente, apenas arrumo com as mãos.

Nos demais dias, mesmo que eu não lave, borrifo Bepantol todas as manhãs e passo um pouco de óleo de côco todas as noites. E sempre durmo com ele preso num coque.

Bom, esses são os cuidados essenciais que tenho com meus cabelos tingidos. Espero que tenham gostado das dicas!

Não esqueçam de seguir o blog para acompanhar os próximos posts e se cadastrar na nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão. E também, me seguir nas redes sociais. 🙂 Vocês encontram todas em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou no menu principal do blog!

Leiam mais sobre a coloração dos meus cabelos nesse post.

______________________________________________________________________________

Vejam mais posts relacionados na categoria Beleza e Cuidados e sigam também o Instagram do blog @blogdepoisdocafe, onde eu posto sempre alguns produtos que gosto de usar.

Baixem também, gratuitamente, o nosso calendário de parede super fofo e inspirado no design do blog aqui nesse post.

Follow my blog with Bloglovin

Um abraço e obrigada por lerem!

minha assinatura digitalizada

 

 

 

Anúncios
Posted by:Maria Galvão

Eu criei o Blog Depois do Café para compartilhar assuntos relacionados à moda e estilo, decoração, fotografia, música, beleza, minhas coisas favoritas e muito mais! Amo usar o Pinterest para me inspirar, minha estampa favorita é poá e o estilo que eu acho o mais lindo é o Parisiense. Tenho duas gatinhas junto com o meu marido, e gosto muito de café.

Uma resposta para “7 cuidados essenciais com os meus cabelos tingidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s