Nem precisava dizer que eu AMO fotografia!!! Mas não sou nenhuma expert, não! Eu nunca tive uma câmera fotográfica profissional e tiro todas as minhas fotos do Instagram e também do blog pelo celular mesmo. E qualquer um pode tirar fotos lindas apenas com o celular! Foto com instax mini 9Antes de tudo, eu queria dizer que você não precisa ter um iphone para ter fotos lindas! Essa é a minha escolha para celular, e cada um escolhe o aparelho que lhe for melhor e existem muitos outros aparelhos bons por aí.

Eu gosto muito de seguir o perfil da @luhtestoni no Instagram. Ela é fotógrafa e criadora do #desafioprimeira que eu participo e posta em seu canal no Youtube e blog sobre fotografia para quem não é fotógrafo e dicas de como tirar fotos lindas com o celular. Ela fala de vários modelos de aparelhos que são ótimos para fotografar, como os da Zenfone, Moto G, Samsung e vários outros.

Atualmente, eu uso o iphone 6S, e às vezes, o iphone X do meu marido também, para fazer as fotos de looks do dia como portraits (A foto fica com o fundo todo embaçado e eu acho lindo!) e as fotos do blog. De câmera, tenho somente a instax mini 9 rosinha, e posto sempre fotos com ela no meu Instagram @mrsmariagalvao, como essa foto de cima.

Eu tenho vários aplicativos para fotografia no meu celular, como mostro abaixo, mas uso mais três deles: Afterlight (@afterlight), que é o meu preferido, AColorStory (@acolorstory) e Facetune (@facetuneapp).Screenshot_Aplicativos para fotografia no celularE eu gosto muito da combinação de dois deles para as minhas fotos do Instagram:

  • Afterlight e AColorStory para fotos de paisagens, flores ou quando quero evidenciar alguma cor na fotografia;
  • Afterlight e Facetune para fotos de objetos que tiro na cama, quando quero clarear o fundo branco que saiu meio amarelado por causa da luz ou apagar e suavizar algo nos portraits e selfies; O AColorStory também tem filtros que deixam o fundo mais branquinho, automaticamente. O filtro “Ice ice” é meu preferido! No Facetune, você tem que clarear manualmente, com os dedos;
  • Afterlight, apenas, na maioria da vezes, quando a foto já sai do jeitinho que eu quero, bem iluminada e com um bom contraste.

No entanto, isso não é uma regra. Não tem problema se você tiver que usar dois ou mais aplicativos para editar as suas fotos. Cada app tem suas funções, ajustes e filtros, e a junção de cada pode deixar a sua foto cada vez mais próxima do que você deseja! 🙂 Qualquer app para celular é sempre fácil de usar e ao mexer você vai vendo o que mais lhe agrada em cada um.

Eu não uso nenhum desses app’s para alterar coisas no meu corpo, uso para melhorar os ajustes da minha fotografia, como iluminação, contraste. No máximo, suavizo ou retiro o brilho da pele do rosto em fotos de selfie. Também não coloco filtros de maneira exagerada, de forma a deixar a imagem muito surreal.

O que faço bastante é aproveitar ao máximo a luz natural, mesmo que a foto seja dentro de casa. Não gosto das fotos com a lâmpada acesa, então, tiro sempre as fotos internas durante o dia. Eu abro as janelas e tiro a foto bem perto da luminosidade natural e com um fundo clarinho. Assim, não preciso usar muitas edições e a foto já sai mais próxima do que eu quero.

Ativar a “grade” de alinhamento do celular também me ajuda muito em relação ao enquadramento e ângulo da fotografia (A grade aparece quando você liga a câmera do seu aparelho e geralmente você pode ativá-la em ‘configurações’ – ‘fotos e câmera’).

Alguns app’s tem câmera própria, mas eu prefiro sempre usar a câmera do meu celular. E nunca uso o zoom da câmera do celular! Procuro sempre já tirar as fotos numa posição que eu não precise cortar ou virar muito a fotografia. Mas se for necessário enquadrar ou aproximar mais do objeto da foto, é preferível cortar ao invés de dar zoom, pois com o zoom, você perde a qualidade da foto.

Eu sempre corto as minhas fotos no Afterlight e é a primeira coisa que eu faço, antes de qualquer edição. Mesmo que já esteja bem enquadrada, lá eu posso escolher pelos tamanhos e sempre escolho os que são compatíveis com o Instagram para não correr o risco de cortar algo interessante na foto na hora de postar, depois que eu já editei todo o resto.

Para fotos externas, gosto bastante de tirar fotos no fim da tarde, antes do pôr-do-sol, mas depois que o sol já baixou um pouco. Em dias ensolarados, as cores ficam mais vibrantes e nem precisa de muito ajuste.

O meu filtro preferido é o ‘Brook’ do pacote ‘Seasons’ do Afterlight, que dá um tom meio rosinha suave nas fotos. Eu acho lindo e uso ele todos esses anos! Esse app é pago, e só é disponível para IOS, se não me engano. Eu o comprei faz uns três anos na App Store. Se você gosta mesmo de fotografia, vale a pena ter pelo menos um aplicativo mais completo. Mas também é questão de gosto… Eu uso também os dois pacotes gratuitos do AColorstory (‘Essentials’ e Good ‘Vibes’). O Facetune também é pago, se não me engano… Não me lembro bem… 0.o Já tenho ele há tempos também…

Existem bons app’s gratuitos disponíveis também. Uma opção para quem usa Android é o VSCO (@vsco), muito popular nas redes sociais e entre fotógrafos, e com pacotes de filtros gratuitos. Mas esses, até agora, tem satisfeito bem o meu gosto.

Para os ajustes básicos, eu gosto de usar os do Instagram: brilho, contraste, temperatura, nitidez, realce, lux, e o que mais for necessário para a foto ficar legal e do jeito que eu gosto. Quando a foto é para o blog, eu edito tudo no Afterlight, que também satisfaz muito bem todas essas edições.

Por hora, vou mostrar o antes e depois de uma foto e dizer o filtro e ajustes básicos que utilizei para vocês terem uma ideia de como faço e é tudo bem simples.

1- Foto original:

Essa foto em destaque no post já saiu bem pertinho do que queria e não fiz muito nela, não…Minha foto com iphone 6S sem edição2-  Filtro ‘Ice ice’ (100%) do pacote ‘Essentials’ no AColorStory:

A flor ficou num tom mais vivo e o fundo mais branquinho, características desse filtro, que eu gosto bastante!Minha foto_Edição com o App AColorStory3- Filtro ‘Brook’ (60%) + corte no tamanho 10:8, ambos no Afterlight:

A foto já fica num tom mais rosado e suave…Minha foto_Edição com o App Afterlight4- Ajustes do Instagram (+10 de brilho, +20 de nitidez, +10 de realce, -10 de temperatura, +10 de contraste, +10 de lux) Na mesma ordem em que eu fiz.

Gosto de seguir sempre essa ordem: brilho, nitidez, realce, temperatura, contraste, lux. Não é nenhuma regra, mas eu gosto de editar assim. 😀 E a foto está pronta para postar!!!Minha foto_Edição com os ajustes do InstagramEu também gosto de sempre diminuir um pouco a temperatura nas fotos, pois o filtro do Afterlight já deixa a foto num tom bem rosado. E quase nunca aumento a saturação nas fotos. Apenas se a foto sair muito apagada, pois o lugar não era muito favorável, e eu gostei mesmo assim da foto. Mas você pode gostar da foto mais quente e com mais saturação… cada um vai vendo o que mais lhe agrada!

Bom, e vocês, quais app’s vocês usam, atualmente, nas suas fotos? Deixem aqui nos comentários do blog! 🙂 Meus posts estão saindo sempre meio longos… 0.o O que não falo na vida, eu escrevo aqui… hahaha… 🙂 Espero que essas opções tenham sido úteis para você! Em breve, irei fazer mais posts sobre os outros aplicativos de fotografia que eu também gosto bastante.

Um abraço!

Maria.

Anúncios
Posted by:Maria Galvão

Eu criei o Blog Depois do Café para compartilhar assuntos relacionados à moda e estilo, decoração, fotografia, música, beleza, minhas coisas favoritas e muito mais! Amo usar o Pinterest para me inspirar, minha estampa favorita é poá e o estilo que eu acho o mais lindo é o Parisiense. Tenho duas gatinhas junto com o meu marido, e gosto muito de café.

2 respostas para ‘Como eu edito as minhas fotos no celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s